INÍCIO ENVIO SEGURANÇA APOSTILAS CONTATO
INÍCIO
ENVIO
SEGURANÇA
APOSTILAS
CONTATO



APOSTILA FHEMIG 2012

NOSSAS APOSTILAS SÃO DIGITAIS, ENVIADAS PARA SEU E-MAIL ATRAVÉS DE UM LINK PARA DOWNLOAD, APÓS CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO.
A APOSTILA CONTÉM MAIS DE 800 PÁGINAS DE
TEORIA.

APOSTILA TÉCNICO EM ENFERMAGEM NÍVEL II
R$ 20,20

 
APOSTILA AUXILIAR ADMINISTRATIVO NÍVEL I
R$ 18,20
 
CONTEÚDO DAS APOSTILAS


PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM - PENF

TÉCNICO EM ENFERMAGEM
NÍVEL II - GRAU A

CONHECIMENTOS GERAIS

Gestão Pública

Opção 1 Conceitos de Estado, sociedade e mercado. Ética no serviço público. Modelos de gestão pública. Administração pública em um contexto de mudanças (Nova Gestão Pública - NGP). Gestão estratégica (planejamento estratégico no serviço público). Qualidade no serviço público. Conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração Pública. Avaliação e mensuração do desempenho governamental. Caracterização das organizações: tipos de estruturas organizacionais, aspectos comportamentais (motivação, clima e cultura).Desenvolvimento Institucional. Abordagens da mudança organizacional. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados; horizontalização; pluralismo institucional; prestação de serviços públicos e novas tecnologias. Instrumentos gerenciais contemporâneos: gestão por processos, melhoria de processos e desburocratização. Modelos de gestão de pessoas: gestão de pessoas por competências; liderança; estilo de liderança nas organizações; desempenho institucional; conflito nas organizações. Gestão do conhecimento. Os controles interno e externo. Responsabilização e Prestação de Contas. Controle e Desempenho. Transparência. Ouvidoria. Princípios básicos da Administração Pública. Teoria geral da função pública. O servidor público e a Constituição de 1988. Regime Jurídico dos servidores públicos. Regime jurídico-administrativo e sua relação com os direitos individuais. Serviços públicos: conceito e natureza, modalidades e formas de prestação, o perfil moderno do serviço público. Parcerias Público Privadas - PPP. Teoria geral do ato administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos do ato administrativo. O ato administrativo e os direitos dos administrados.

Opção 2 Noções básicas sobre a legislação que regulamenta a gestão pública, em especial: Capítulos das Constituições Federal e Estadual que tratam da Organização do Estado, da Administração Pública e das Finanças Públicas, e respectivas leis complementares; Limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A nova gestão pública: contexto inicial, evolução, principais tendências, características e planejamento governamental: O plano diretor para a Reforma do Aparelho do Estado de 1995 e as reformas constitucionais; Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e Projetos Estruturadores (GERAES); Instrumentos gerenciais contemporâneos: avaliação do desempenho e resultados, flexibilidade organizacional, trabalho em equipe; Obstáculos à nova gestão pública.

Instrumentos normativos que formalizam os processos de gestão de materiais, em especial os licitatórios, os de gestão de pessoas, destacando a política de recursos humanos do Estado de Minas e os de finanças públicas.

Saúde Pública e Informação em Saúde

Opção 1 Noções básicas de epidemiologia e planejamento de serviços de saúde. Promoção de saúde. Vigilância em saúde. Políticas de saúde, legislação do Sistema Único de Saúde. Constituição Federal do Brasil/1988, artigos 196 a 200; Leis Orgânicas da Saúde (Leis nos Federais 8080/90 e 8142/90) e Norma Operacional Básica NOB 01/96. Pacto pela Saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar e a regulação dos planos de saúde (base na Lei Nº 9.656/98 e com todas as alterações da Medida Provisória 2.177-44 de 2001). Educação para a saúde. Modelos de atenção à saúde.

Opção 2
 Legislação Básica do SUS (Constituição Federal/88, Seção II - Da Saúde. Lei Federal Nº 8.080, de 19/09/1990, Lei Federal nº 8.142; de 28/12/1990, NOB/96 e NOAS 01 e 02). Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Modelos de Atenção em Saúde. Financiamento e Controle Social.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Técnico em Enfermagem

Opção 1: Ética e legislação: Aspectos éticos e legais que fundamentam a prática do exercício profissional da Enfermagem. Fundamentos de enfermagem: Processo de enfermagem; Procedimentos e práticas da enfermagem no atendimento ao cliente/paciente; Atuação da enfermagem no atendimento das necessidades humanas básicas; Fundamentação científica relacionada às práticas da enfermagem; Prevenção e controle da infecção hospitalar; Processo de comunicação; Epidemiologia e enfermagem: Estatísticas e enfermagem; Políticas públicas em saúde e sua evolução histórica; Lei orgânica de saúde a partir da Constituição de 1988; Sistema de vigilância epidemiológica; Indicadores de saúde; Níveis de prevenção de agravos à saúde e medidas de promoção da saúde. Administração em enfermagem: Organização dos serviços de enfermagem; Estrutura e funcionamento dos serviços de enfermagem; Enfermagem; enfermeiro; tomada de decisão na administração da assistência e do serviço; Enfermagem e Recursos Humanos - recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho; Administração de materiais e enfermagem - normas, rotinas e manuais, elaboração e utilização na enfermagem. Enfermagem na auditoria dos serviços e da assistência. Normas do Ministério da Saúde para atuação: Programa Nacional de imunizações; Programa da Mulher; Programa do Adolescente; Programa da Criança; Programa do Idoso; Programa DST e AIDS; Programa de Hanseníase; Programa de Pneumologia Sanitária; Programa de Hipertensão; Programa de Diabetes; Medidas de higiene e de segurança nos serviços de enfermagem e para o trabalhador. Participação do enfermeiro na CIPA; Emergências clínico-cirúrgicas e a assistência de enfermagem; Primeiros socorros na empresa; Assistência integral por meio do trabalho em equipes de enfermagem, multiprofissional e interdisciplinar; Programa de prevenção à dependência química. Programa de prevenção à DORT. Enfermagem na saúde mental: Desenvolvimento do psiquismo através das diversas fases do crescimento; Cuidados de enfermagem a pacientes com transtornos mentais; Atuação do enfermeiro no trabalho em equipe na psiquiatria.

Opção 2 Ética profissional. Humanização da assistência. Saúde e cidadania. Prevenção de Infecções em Serviços de Saúde. Esterilização. Bases Técnicas de Enfermagem: sinais vitais, oxigenoterapia, cálculo preparo e administração de medicamentos. Comunicação e Educação em Saúde. Cuidados de enfermagem em Saúde Mental: Assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência: politraumatismo, parada cardiorrespiratória, estado de choque, acidente vascular encefálico, estado de coma, infarto agudo do miocárdio e angina do peito, edema agudo no pulmão, crise hipertensiva, queimaduras, hemorragia digestiva, intoxicação exógena, cetoacidose diabética. Assistência de enfermagem aos pacientes em situações clínicas e cirúrgicas relativas aos sistemas cardiovasculares, gastrointestinal, respiratório, renal, músculo-esquelético, neurológico e endócrino. Assistência ao parto, puerpério e recém nascido. Atendimento ao paciente cirúrgico. Atendimento a pacientes críticos. Assistência de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório, Central de Material e Esterilização. Centro Cirúrgico. Administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem. Planejamento e administração da assistência de enfermagem.


AUXILIAR ADMINISTRATIVO

NÍVEL I - GRAU A

CONHECIMENTOS GERAIS

Gestão Pública:

Opção 1: Conceitos de Estado, sociedade e mercado. Ética no serviço público. Modelos de gestão pública. Administração pública em um contexto de mudanças (Nova Gestão Pública - NGP). Gestão estratégica (planejamento estratégico no serviço público). Qualidade no serviço público. Conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração Pública. Avaliação e mensuração do desempenho governamental. Caracterização das organizações: tipos de estruturas organizacionais, aspectos comportamentais (motivação, clima e cultura).Desenvolvimento Institucional. Abordagens da mudança organizacional. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados; horizontalização; pluralismo institucional; prestação de serviços públicos e novas tecnologias. Instrumentos gerenciais contemporâneos: gestão por processos, melhoria de processos e desburocratização. Modelos de gestão de pessoas: gestão de pessoas por competências; liderança; estilo de liderança nas organizações; desempenho institucional; conflito nas organizações. Gestão do conhecimento. Os controles interno e externo. Responsabilização e Prestação de Contas. Controle e Desempenho. Transparência. Ouvidoria. 

Princípios básicos da Administração Pública. Teoria geral da função pública. O servidor público e a Constituição de 1988. Regime Jurídico dos servidores públicos. Regime jurídico-administrativo e sua relação com os direitos individuais. Serviços públicos: conceito e natureza, modalidades e formas de prestação, o perfil moderno do serviço público. Parcerias Público Privadas - PPP. Teoria geral do ato administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos do ato administrativo. O ato administrativo e os direitos dos administrados.

Opção 2 Noções básicas sobre a legislação que regulamenta a gestão pública, em especial: Capítulos das Constituições Federal e Estadual que tratam da Organização do Estado, da Administração Pública e das Finanças Públicas, e respectivas leis complementares; Limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A nova gestão pública: contexto inicial, evolução, principais tendências, características e planejamento governamental: O plano diretor para a Reforma do Aparelho do Estado de 1995 e as reformas constitucionais; Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e Projetos Estruturadores (GERAES); Instrumentos gerenciais contemporâneos: avaliação do desempenho e resultados, flexibilidade organizacional, trabalho em equipe; Obstáculos à nova gestão pública.

Instrumentos normativos que formalizam os processos de gestão de materiais, em especial os licitatórios, os de gestão de pessoas, destacando a política de recursos humanos do Estado de Minas e os de finanças públicas.

Saúde Pública e Informação em Saúde

Opção 1 Noções básicas de epidemiologia e planejamento de serviços de saúde. Promoção de saúde. Vigilância em saúde. Políticas de saúde, legislação do Sistema Único de Saúde. Constituição Federal do Brasil/1988, artigos 196 a 200; Leis Orgânicas da Saúde (Leis nos Federais 8080/90 e 8142/90) e Norma Operacional Básica NOB 01/96. Pacto pela Saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar e a regulação dos planos de saúde (base na Lei Nº 9.656/98 e com todas as alterações da Medida Provisória 2.177-44 de 2001). Educação para a saúde. Modelos de atenção à saúde.

Opção 2 Legislação Básica do SUS (Constituição Federal/88, Seção II - Da Saúde. Lei Federal Nº 8.080, de 19/09/1990, Lei Federal Nº 8.142; de 28/12/1990, NOB/96 e NOAS 01 e 02). Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Modelos de Atenção em Saúde. Financiamento e Controle Social.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 Auxiliar Administrativo: Administração: Confecção e expedição de documentos, banco de dados, planilhas eletrônicas, apresentações multimídia e internet. Noções de Direito e Gestão Pública: Poderes Administrativos. Ato Administrativo: conceito, elementos, atributos, classificação, extinção. Contrato administrativo: conceito, características, formalização, execução e inexecução. Invalidação. Licitação pública: conceito, finalidades, princípios, procedimento e modalidades. Natureza humana e dever; os valores éticos ou morais; moral e cultura. Caráter histórico e social da ética ou moral; caráter pessoal e social da ação ética ou moral; norma e livre arbítrio na ação ética ou moral, responsabilidade, dever e liberdade. Direitos fundamentais e ação ética ou moral na sociedade: a Declaração Universal dos Direitos Humanos; ética e cidadania; a ética profissional: o código de ética. As Organizações: o papel das organizações; organizar e organização; o objetivo; as atividades executadas na organização. Áreas Típicas das Organizações: finanças; gestão de pessoas; marketing; operações e logística; tecnologia da informação. O processo administrativo: planejamento e administração estratégica; organização - o processo de organizar e o desenho organizacional; direção e; controle. Gerência: o território gerencial; as várias abordagens sobre o que fazem os gerentes; avaliando a eficácia gerencial. Tendências Atuais da administração: gestão da qualidade total; aperfeiçoamento dos processos; a nova administração.

 

Site Map